quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Bandeira da República Espanhola...



... bandeira traída pelos golpistas, a bandeira dos que combateram pela democracia...


A Guerra Civil Espanhola, na qual morreram mais de 500 mil pessoas, foi um conflito entre duas frentes militares, ocorrido na Espanha entre os anos de 1936 e 1939.

A vitória do fascista Francisco Franco ocorreu como o apoio ostensivo da Alemanha de Adolf Hitler e da Itália de Benito Mussolini.

A Guerra Civil espanhola (1936-39) foi o acontecimento mais traumático que ocorreu antes da 2ª Guerra Mundial, estando presentes nela todos os elementos militares e ideológicos que marcaram o século XX.

De um lado se posicionaram as forças nazi-fascistas, aliadas às classes e instituições conservadoras da Espanha (O Exército, a Igreja e o Latifúndio) e do outro a Frente Popular que formava o governo Republicano, representando os sindicatos, os partidos de esquerda e outras organizações democráticas.

Para a direita espanhola, tratava-se de uma cruzada para livrar o país da influência comunista e restabelecer os valores da Espanha tradicional, autoritária e católica.

Para tanto era preciso esmagar a República, que havia sido proclamada em 1931, com a queda da monarquia.

Para os democratas, era preciso dar um basta ao avanço no nazi-fascismo que já havia conquistado Itália (em 1922), a Alemanha (em 1933) e a Áustria (em 1934).

Foi justamente esse conteúdo, de agudo enfrentamento ideológico, que fez com que a Guerra Civil deixasse de ser um acontecimento puramente espanhol para tornar-se numa prova de força entre forças que disputavam a hegemonia do mundo.

Nela envolveram-se a Alemanha nazista e a Itália fascista e a União Soviética, que solidarizou-se com o governo Republicano


Nenhum comentário:

Postar um comentário