quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Guernica


Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937, e leva o nome da aldeia Guernica. Durante a guerra civil espanhola, a aldeia de Guernica foi atacada e praticamente destruída, originando o nome de uma das mais famosas pinturas de Pablo Picasso, devido ao horror das quase 1600 mortes originadas pelo bombardeamento.

Muitos dizem que a obra tem mais a ver com tauromaquia do que propriamente com o horror que ocorreu em Guernica. O resto pode-se creditar ao gênio oportunístico e mercadológico de Picasso.

Guernica apresenta poucos personagens – seis seres humanos e três animais. O conjunto, põem, proporciona uma sensação espacial angustiante, porque Picasso encerrou a ação em um espaço pequeno, gerando um sentimento claustrofóbico. O s efeitos de contrataste entre o negro e o branco e a distribuição dos elementos, dá-se a impressão de um bombardeio, um caos total. Analisando melhor encontra-se no alto a luz parecendo um olho-lâmpada - símbolo de significa ambíguo podendo ser um olho divino ou a mortífera tecnologia - seguida de duas figuras de animais. No centro um cavalo apavorado,com a boca aberta mostrando uma língua pontiaguda, dando uma sensação de que coloca para fora toda sua dor, já que se encontra toda contorcido. A direita dele, impassível, um perfil picassiano de um touro, sugerindo a brutalidade e as trevas, o oposto ao cavalo. Logo a baixo do touro, encontramos a piedade dolorosa, uma mãe com o filho morto no colo. Ela tem olhos parecidos com lagrimas e a boca aberta como se gritasse, transmitindo a aguda dor maternal. Uma figura masculina, geometricamente esquartejada, domina as partes inferiores. À direita, uma mulher, com seios expostos, voltada para a luz, implora pela vida, enquanto outra com um candeeiro também voltado para a luz, um sinal de esperança, no canto incinerada, a pessoa ergue inutilmente os braços para o vazio, enquanto uma casa arde em chamas.

Na tela Guernica, a singeleza plástica acentuou o ar de inocência dos personagens, cujos corpos violentados e bocas abertas evocam a dor ou perplexidade. Essa obra revolucionou a pintura histórica. Não há vitoriosos, apenas vítimas. Diante do radicalismo da linguagem plástica, que elevou o quadro à categoria de obra universal, a narração é fútil.



Através da montagem de puzzles, a percepção de toda a obra adquire um significado diferente, por abrigar um estudo detalhado das linhas, formas e cores que dão vida a toda a composição. Surge assim, a exploração 3D de Guernica, segundo o olhar de Lena Gieseke. A apreciação da obra de arte torna-se, então, mais intensa e expandida pela própria imaginação do observador.



3 comentários:

  1. Picasso com certeza ia adorar ver isto!!
    ótima idéia!
    Parabéns aos idealizadores do novo Blog!
    Já fiquei fã!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns uma idéia sensacional!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir