quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Uma mão lava a outra!?

Na foto temos Hitler e Franco vistoriando a guarda, a aliança estava feita entre ambos e seus países. Mas a Espanha serviu a Hitler, além das posições adquiridas na saída do Mediterrâneo e de expansionismo da ideologia nazi, para dois tipos de testes:

- De tácticas, homens e materiais bélicos, importantes naquela fase rearmamentista de preparação de conquistas maiores e próximas para o almejado domínio do mundo (e nisso foram importantes os testes, sobretudo quanto à aviação militar e aos tanques, bem como o conhecimento do material militar do Exército Vermelho).

- A capacidade de reação do mundo democrático e do Exército Vermelho à sua descarada intromissão bélica no conflito espanhol (teste altamente lucrativo – as democracias mostraram-se mais cobardes que o previsto e Estaline iria mostrar-se disposto a cair-lhe nos braços, ainda Espanha fumegava).

A estes dois testes pré-guerra mundial, juntava-se a vantagem de conseguir um aliado no sul da Europa e uma zona de abastecimento de matérias primas para a sua indústria bélica (ferro, carvão, volfrâmio) e com que Franco iria pagar a ajuda da Legião Condor.



Um comentário:

  1. Oie..
    Sou o ANdERsoN...
    A-DO-REI o blog de vocês...
    Mande um beijão para a Maura ...
    Tenho certeza que é dela a iniciativa deste projeto!
    Beijos

    ResponderExcluir